Em geral, uma pessoa tem vários empregos durante a vida. Por exemplo, começa registrado, trabalhando para uma empresa. Depois, trabalha informalmente (são os “bicos”), abre e fecha sua própria empresa, volta a ter carteira registrada exercendo atividade especial (exposto a calor, frio, ruído, eletricidade, agentes biológicos, etc.), passa em um concurso e ocupa um cargo público, até que vem a hora de se aposentar.

Pode acontecer nesta ordem ou não.

Contudo, quando é exercido serviço público e a contribuição é destinada a um órgão de previdência de regime próprio (por exemplo, a ParanaPrevidência para os servidores públicos civis do Estado do Paraná), é necessário “levar” o tempo de um regime de previdência ao outro em que se dará a aposentadoria.

Também é possível realizar o caminho contrário e levar tempo do serviço público ao INSS.

Como levar tempo de serviço público ao INSS

Para fazer isso, deve-se pedir a emissão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), seja no INSS ou no órgão de previdência do regime próprio.

Também devem ser indicados quais vínculos serão transportados de um sistema a outro e se serão todos ou apenas alguns. Mas, por que seria interessante levar apenas alguns vínculos? Tudo vai depender de seu planejamento previdenciário.

O ideal é que sejam feitas todas as simulações de benefícios possíveis, especialmente quando já se cumpriram os requisitos para se aposentar em dois regimes de previdência diferentes.

Pode ser interessante ter duas aposentadorias (uma no INSS e outra pela ParanaPrevidência, por exemplo). É comum que a soma das duas resulte em um valor maior do que apenas uma aposentadoria isoladamente.

Antes de pedir a emissão da Certidão de Tempo de Contribuição, faça uma consulta com um especialista em direito previdenciário, que tenha conhecimentos tanto em benefícios do INSS quanto de servidores públicos. Isso pode salvar sua vida financeira na idade em que você mais precisa de amparo e segurança!

Entre em contato conosco! Defendemos servidores públicos, aposentados e pensionistas desde 1984: (41) 3222-9390 ou pelo Whatsapp em (41) 9845-9111.