Se você é aposentado ou pensionista do INSS com empréstimo consignado, atenção a esse artigo!
Aposentados e pensionistas do INSS têm facilidade para adquirir crédito com desconto direto no benefício, modalidade que se chama empréstimo consignado e tem juros e taxas mais atrativos do que os tradicionais empréstimos bancários.
O limite para comprometer o benefício com empréstimos consignados é de 35% da renda mensal, sendo 5% destinados exclusivamente para utilização de cartão de crédito consignado.
Porém, mal sabem estes consumidores que estão sofrendo descontos abusivos em razão da contratação de um cartão de crédito que nunca solicitaram. Isso mesmo: quando contrata o empréstimo consignado, dizem os bancos e financeiras que o consumidor acaba anuindo com o envio de um cartão de crédito.
Isso se chama venda casada. Adquire-se um produto e leva-se outro sem saber.
Apesar de muitos nunca terem sequer recebido este cartão e outros que o receberam sequer o tenham utilizado ou até mesmo desbloqueado, um desconto é feito todo mês, comprometendo a margem disponível para outros empréstimos.
O pior de tudo é que esse desconto sofrido não causa qualquer abatimento na dívida originária e vai até formando uma nova, que com o tempo se tornará impagável, ainda que o cartão de crédito consignado nunca tenha sido utilizado ou desbloqueado.
Vale dizer que mesmo tendo sido desbloqueado e utilizado pelo consumidor, a prática causa sérios prejuízos. Isso porque o valor descontado no benefício do INSS em razão da utilização do cartão será sempre menor que o total, acumulando juros, multa e outros encargos bancários que são superiores aos cobrados no empréstimo consignado.
Veja só: o consumidor procura empréstimo consignado em razão da maior facilidade de pagamento, por conta dos juros menores que os praticados no mercado, e acaba levando junto um cartão de crédito que, mesmo não recebido ou desbloqueado, acabará pagando e, se utilizá-lo, nunca o quitará, formando uma verdadeira bola de neve.
O que dificulta ainda mais é o fato de que os bancos não enviam a fatura do cartão de crédito para o consumidor, tornando praticamente impossível a descoberta desta verdadeira fraude e abuso.
Se você tem empréstimo consignado em sua aposentadoria ou pensão por morte do INSS e deseja saber se sofre esses descontos e procurar mais informações, entre em contato com a gente!