2019 já está aí e muita gente que protocolou pedidos de aposentadoria e pensão por morte no INSS em 2017 e no início de 2018 ainda não teve uma resposta.

Apesar de algumas mudanças realizadas internamente no INSS para a análise de benefícios, o prazo de 45 dias para resposta se o benefício foi concedido ou indeferido está se estendendo para mais de 1 ano.

O INSS está com déficit de servidores. E o que já estava ruim fica cada vez pior, pois em torno de 30% dos servidores atuais já cumpriram requisitos para se aposentar e estima-se que deixarão os cargos em breve.

Ainda que haja concurso público em 2019 para suprir essa carência, sabemos que ele é demorado e burocrático, então não temos esperanças de que essa demora toda esteja resolvida ano que vem.

Como lidar com esse problema?

Uma forma de adiantar (e MUITO) a resposta do INSS é ingressar na Justiça com Mandado de Segurança após o prazo de 45 dias do protocolo do requerimento. Isso porque é direito líquido e certo do cidadão obter uma resposta do INSS nesse prazo acerca de seu pedido de aposentadoria ou pensão por morte.

Em razão desta demora do INSS e de todos os erros que vemos mesmo quando o benefício é concedido, é fundamental que você esteja amparado desde o início por advogados especialista e experientes. Estamos à sua disposição para garantir o melhor benefício em tempo justo e no momento que você mais precisa de amparo e segurança!

 

Entre em contato conosco! A Discini & Cortellini Advogados Associados já ajudou várias pessoas a terem sua resposta do INSS sem demora: (41) 3222-9390 ou pelo Whatsapp em (41) 9845-9111.